terça-feira, 12 de maio de 2009

Tecnologia rural mais perto do produtor

Nos dias 6 e 7 de agosto, membros da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) se reuniram, pela terceira vez, em Brasília/DF, com representantes da OEPAS, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A reunião teve o objetivo de discutir diretrizes para o sucesso dos programas Plano de Safra da Agricultura Familiar – Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e também para o Programa de Aceleração do Crescimento da Embrapa, integrando pesquisa e extensão rural.
A principal diretriz a ser seguida é unir os trabalho de pesquisa e assistência técnica e extensão rural. Para isso, A Embrapa atuará em parceria com as Emateres, para que as tecnologias cheguem ao homem do campo.

Na visão do presidente da Asbraer, José Silva, a parceria entre empresas de extensão e de pesquisa é a melhor forma de levar alternativas para os pequenos produtores. “Vamos encurtar a distância entre a tecnologia e o produtor para que, assim, eles possam produzir mais alimentos”, afirma.

As empresas de assistência técnica e extensão rural já identificaram os 12 produtos mais produzidos pela agricultura familiar brasileira. Agora, a Embrapa trabalhará tecnologias para que a produção desses produtos aumente, em uma média, 16%. Além de identificar tecnologias, a Embrapa também apresentará as dificuldades na produção.

Segundo o gerente Geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, a Embrapa e as Emateres vão trabalhar para a disseminação do conhecimento. “Estamos identificando as soluções tecnológicas que poderão ser apropriadas pelos agricultores familiares para auxiliar nos gargalos da produção”, esclarece Peres.

Participaram da reunião representantes das cinco diretorias regionais da Asbraer, a diretora Executiva, Paula Serrão, o coordenador de Projetos, Walter Gusmão, Argileu Martins, Francisco Caporal e Hur Bem, representantes do MDA, Dr. Peres e Nicolau Schaun, ambos da Embrapa.
Publicado em agosto de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário