terça-feira, 12 de maio de 2009

Fórum discute desafios, avanço e perspectivas em 60 anos de Extensão Rural no País

O presidente da Asbraer, José Silva, durate debate no Fórum

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) realizou no dia 28 de novembro, o Fórum Asbraer: 60 anos da Extensão Rural no Brasil. O evento contou com a participação de dirigentes das Emateres, Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento aconteceu no auditório da Superintendência Estadual do Banco do Brasil e teve como principal objetivo discutir a sustentabilidade da Extensão Rural no país mostrando também os desafios, avanços e perspectivas. Ao final do evento foi lida e assinada a Carta do Rio: 60 anos de Extensão Rural no Brasil e o desafio da sustentabilidade. O documento mostra a necessidade de se criar meios para a sustentabilidade financeira da Extensão Rural
Segundo o presidente da Asbraer, José Silva, o fórum abordou os avanços da Extensão Rural no país. Hoje, no Brasil, são 16,6 mil extensionistas rurais atuando em entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, em 4.596 municípios, estes extensionistas atendem mais de 2,5 milões de famílias em todo o país.
Ainda segundo José Silva, o fórum tratou do maior gargalo da extensão rural que é a sustentabilidade financeira. “Não podemos mais depender dos tempos políticos, precisamos criar mecanismos para garantir recursos de forma continuada e sair da dependência dos convênios burocráticos. A extensão rural já comprovou que é capaz de gerar resultados.” diz o presidente.
Para resolver os problemas financeiros a Asbraer defende a criação de uma lei geral de ATER e de um Fundo Nacional e outro estadual para a extensão Rural. “A idéia é que cada estado tenha seu próprio fundo, e que no fundo nacional, o governo federal participe com pelo menos 35% do orçamento de ATER no país que é hoje de 1,7 bilhão/ano.” ressalta José Silva. Atualmente o Estado participa com 80% do orçamento, o Governo federal com 10% e o restante é adquirido através de outras fontes.


Publicado em Novembro de 2008

http://www.asbraer.org.br/portal.cgi?flagweb=tpl_conteudo&id=1366
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/noticia.asp?id=27064
http://www.agrolink.com.br/noticias/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=80605

Nenhum comentário:

Postar um comentário