quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fórum debate comunicação rural na região norte do país

Dirigentes das entidades de Extensão Rural e comunicadores debateram o uso e os desafios das novas tecnologias de comunicação frente ao trabalho da extensão rural


Com o objetivo de debateram o uso e os desafios das novas tecnologias de comunicação frente ao trabalho da extensão rural, a Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer e a Emater-RO promoveram nos dias 12 a 13 de março, o I Fórum de Comunicação Rural Instituições Oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural da Região Norte em Ouro Preto do Oeste, município a 330 km da capital Porto Velho-RO.

O evento realizado no auditório do Hotel Fazenda Coimbra Park, em Ouro Preto do Oeste – RO reuniu assessores de imprensa e de comunicação da Emater-RO, Emater-PA, Idam-AM, Seaprof-AC e Ruraltins-TO, além de comunicadores da Emater-PR e IPA-PE. Os participantes elaboraram propostas para a busca de uma nova consciência e importância do papel da comunicação no desenvolvimento das políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

As atividades do dia 12 foram abertas ao público. Comunicadores das instituições da região norte, mostraram suas experiências e desafios da comunicação rural e, na seqüência foram realizadas as palestras “Papel da Comunicação nas Instituições de Extensão Rural”, proferida pelo presidente da Asbraer, José Silva Soares; “Jornalismo rural e os meios de comunicação frente ao trabalho de extensão rural”, com Amaral Augusto de Souza, editor chefe e apresentador do programa Amazônia Rural, da Rede Amazônica de Televisão e do Amazon Sat, e “Experiências com a Rede de Comunicadores do Garantia-Safra”, apresentada por Clarita Rickli, assessora de comunicação SAF/MDA (Secretaria de Agricultura Familiar / Ministério do Desenvolvimento Agrário).

O dia 13 foi reservado para o Encontro dos Profissionais de Comunicação das Instituições Oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural da Região Norte, onde foram discutidas as Ameaças, Oportunidades e Estratégias para a Comunicação nas Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Após o encontro, todas as discussões serão consolidadas em um documento a ser elaborado pelos assessores de comunicação dos estados participantes, contendo os principais assuntos abordados como: Ameaças, oportunidades e estratégias para a comunicação nas empresas de assistência técnica e extensão rural da região norte do País. Este documento será entregue a Asbraer e aos presidentes das instituições participantes.

Estiveram presentes no fórum o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Extensão Rural (Asbraer), José Silva Soares o diretor da Asbraer região Norte Sorrival de Lima e o diretor da Asbraer região Sul, Mário Nascimento. O evento também contou com a presença de dirigentes da Emater-PA, Idam-AM, Seaprof-AC, Ruraltins-TO, IPA-PE e Emdagro-SE, que ao final das discussões reforçaram a importância de se discutir e investir no setor de comunicação das Empresas de Ater.

Segundo o presidente da Asbraer, José Silva Soares, as empresas de Extensão Rural estão entendendo a importância e apoiando cada vez mais o setor de comunicação. “O Fórum é uma oportunidade para os profissionais que atuam como comunicadores no meio rural possam encontrar alternativas para melhorar suas ações.” comenta José Silva.

Para Sebastião Pelizari Júnior, presidente do Ruraltins o encontro é uma oportunidade de trocar experiências. “Acredito que quando as pessoas se unem para encontra a melhor forma de desempenhar suas funções, os resultados são mais eficazes e satisfatórios”, afirma Pelizari.
Durante os dois dias de evento os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Exposição Fotográfica Pamatô, da fotógrafa Irene Mendes, retratando mulheres rurais em suas mais diversas atividades. Também estiveram expostas as atividades e os programas trabalhados de extensão rural no estado de Rondônia.

Publicado em março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário