terça-feira, 12 de maio de 2009

Técnicos do Pará recebem capacitação sobre castanha-do-brasil


35 técnicos participaram do curso de capacitação em Boas Práticas de Manejo da
Castanha-do-brasil realizado nas cidades de Marabá e Santarém no estado do Pará.

Melhorar a cadeia produtiva da castanha-do-brasil incentivando o consumo interno e agregando valor através de técnicas de processamento é o principal objetivo do curso de capacitação em Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-brasil, realizado nas cidades de Marabá e Santarém no Estado do Pará.

O treinamento foi realizado pela Asbraer com recursos do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA). Além da parceria com a EMBRAPA-AC e SEAPROF (Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre) que repassarão os conhecimentos sobre o tema, também colaboram com esta realização a EMATER-PA.

O treinamento na cidade de Marabá foi realizado de 10 a 12 de novembro e contou com a participação de 17 técnicos. Já na cidade de Santarém, os treinamentos foram realizados de 13 a 15 de novembro com a participação de 18 técnicos. Durante os 6 dias de capacitação os 35 técnicos aprenderam como melhorar a cadeia produtiva da castanha-do-brasil incentivando o consumo interno e agregando valor através de técnicas de processamento da amêndoa. A partir desta técnica o programa pretende também a melhoria da saúde pública, já que a castanha pode gerar subprodutos como farinhas de auto valor nutritivo e óleos finos.

A castanha-do-brasil

A castanha-do-brasil é o principal produto extrativo destinado a exportação da Região Norte do Brasil. O país produz 30 mil toneladas por ano e a maior parte de sua produção é destinada aos Estados Unidos, Europa e Japão.

Publicado em novembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário