segunda-feira, 11 de maio de 2009

Asbraer promove capacitação em Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-brasil

A partir do dia 14 de julho a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) realiza o curso de capacitação em Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-brasil. O treinamento é realizado pela Asbraer com recursos do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA). Além da parceria com a EMBRAPA-AC que repassará os conhecimentos sobre o tema, também colaboram com esta realização a SEAPROF (Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre), SEBRAE-AC, IDAF (Instituto Defesa Animal e Florestal do Estado do Acre), WWF-Brasil e UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), através do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Castanha-do-brasil.

O Objetivo da capacitação é melhorar a cadeia produtiva da castanha-do-brasil incentivando o consumo interno e agregando valor através de técnicas de processamento da amêndoa. A partir desta técnica o programa pretende também a melhoria da saúde pública, já que a castanha pode gerar subprodutos como farinhas de auto valor nutritivo e óleos finos.

Em sua primeira fase, o programa irá capacitar 170 técnicos dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará principais estados produtores da castanha-do-brasil. Segundo Walter Gusmão, Coordenador de Projetos da ASBRAER, a expectativa é que no final de setembro 1700 pessoas, entre técnicos e extrativistas sejam capacitadas.

Ainda segundo Walter Gusmão as capacitações tem fundamental importância para a Cadeia Produtiva da Castanha-do-brasil, “a utilização da prática adequada de manejo trará melhor qualidade ao produto e consequentemente uma melhor comercialização garantindo aumento na renda dos extrativistas” explica o coordenador.

A castanha-do-brasil é o principal produto extrativo destinado a exportação da Região Norte do Brasil. O país produz 30 mil toneladas por ano e a maior parte de sua produção é destinada aos Estados Unidos, Europa e Japão. A importância do produto é tão grande que segundo Edivaldo Pinheiro Andrade, Gerente da Cadeia Produtiva da Castanha do Estado, só no Acre já foram investidos neste ano 4,6 milhões e até 2010, serão investidos 6,5 milhões em infraestrutura.
Publicado em julho de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário