terça-feira, 12 de maio de 2009

Asbraer promove Curso de Boas Práticas na Produção de Castanha-do-brasil em Manaus

Participantes durante dinâmica de trabalho

Em mais um evento de apoio a produção rural, a ASBRAER em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e apoio da Emabrapa-AC, promoveu em Manaus, no período de 22 a 24 de setembro o curso de Boas Práticas de Produção de Castanha-do-brasil.

O obejetivo do curso é habilitar técnicos nas metodologias de como trabalhar com castanha e beneficiar produtos. “O curso enfatiza as Boas Práticas Extrativistas para melhoria da qualidade do produto, favorecendo a sanidade e a valorização do comércio” comentou a instrutora Virgínia Álvares da Embrapa Acre.

O treinamento teve 40 participantes entre técnicos do IDAM central, das Unidades Locais e do MAPA, que têm o compromisso de repassar o conteúdo do curso para 10 extrativistas. A Programação do curso envolve: dinâmica de apresentação, aspectos gerais da castanha, variações na produção, aspectos sócio-econômicos, princípios para o manejo pós-colheita, legislação, segurança e qualidade, além de exercícios e encerramento, ao todo serão 20 horas de capacitação.

Segundo o presidente da Asbraer, José Silva Soares, a capacitação tem fundamental importância para a Cadeia Produtiva da Castanha-do-brasil, “Esperamos que essa parceria melhore a qualidade do produto garantindo aumento na renda dos extrativistas.” explica o presidente.

Ainda segundo José Silva “a extensão rural é a principal ferramenta para garantir que as políticas públicas cheguem aos segmentos mais excluídos da sociedade, como é o caso dos produtores rurais extrativistas da floresta amazônica”.

A castanha-do-brasil é o principal produto extrativo destinado a exportação da Região Norte do Brasil. O país produz 30 mil toneladas por ano e a maior parte de sua produção é destinada aos Estados Unidos, Europa e Japão.

Assessoria de Comunicação da Asbraer com informações do IDAM-AM


Publicado em setembro de 2008

http://www.asbraer.org.br/portal.cgi?flagweb=tpl_conteudo&id=1253

Nenhum comentário:

Postar um comentário