terça-feira, 12 de maio de 2009

Asbraer comemora 60 anos de extensão rural

As empresas que prestam assistência técnica e extensão rural no país estão comemorando 60 anos de serviços prestados ao homem do campo, no dia 6 de dezembro. Para comemorar, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), inicia no dia 28 de novembro (sexta-feira), a 2ª Semana Nacional da Extensão Rural e a 5ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O evento será realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

No Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 1 a 6 de dezembro, estarão reunidos os presidentes das 27 empresas de Assistência Técnica e membros da Academia Brasileira de Extensão Rural (ABER) para participarem das comemorações, assembléia e reunião. O presidente da Asbraer e Emater-MG, José Silva Soares fala que a extensão rural tem tido ótimos resultados. Hoje, em todo o país, são 16,6 mil extensionistas rurais atuando em entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, em 4.596 municípios, atendendo mais de 2,5 milhões de famílias. Esta força de trabalho possibilita a criação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, em todo o Brasil, ressalta.

Segundo José Silva, um dos principais desafios da extensão rural hoje é a sustentabilidade financeira. Para resolver os problemas financeiros a Asbraer defende a criação de uma lei geral de ATER e de um Fundo Nacional e outro estadual para a extensão Rural. A idéia é que cada Estado tenha seu próprio fundo, e que no fundo nacional, o governo federal participe com pelo menos 35% do orçamento de ATER no país que é hoje de 1,7 bilhão/ano, ressalta José Silva. Atualmente o Estado participa com 80% do orçamento, o governo federal com 10% e o restante é adquirido através de outras fontes.

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro da Silva Filho, comenta que a semana da extensão rural tem como objetivo valorizar o trabalho do extensionista na redução das desigualdades sociais. Ele ressalta que nesses 44 anos de Extensão Rural, a Empaer vem atuando incansavelmente com o produtor rural, levando para o campo tecnologia apropriada e recomendada a fim de garantir boas colheitas e consequentemente lucro e renda para o produtor rural.

HISTÓRICO - Em Mato Grosso, o serviço de extensão rural foi constituído oficialmente no dia 15 de setembro de 1964, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso (Acarmat). Na década de 70, surge a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que veio para promover o desenvolvimento das comunidades rurais, através de ações educativas, transferindo tecnologia agropecuária e gerencial, capaz de elevar a produtividade e a renda das famílias rurais.

Em 1992, foi instituída a Empaer em decorrência da fusão da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri), das quais é sucessora. Desde a sua criação tem contribuído decisivamente no processo de desenvolvimento do Estado.

As ações desenvolvidas pela Empaer tiveram como referência as diretrizes do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural Seder com ênfase nas políticas de inclusão social e redução das desigualdades sociais focados no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Rosana Persona/Maisa Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário