quinta-feira, 28 de maio de 2009

Extensão Rural na FAO

Presidente da Asbraer, José Silva, esteve reunido em Portugal e Itália com representantes da Fao

Em Portugal, a missão brasileira se reuniu com representantes da Universidade de Algarves, e com a com a equipe do Centro Internacional de EcoHidrologia Costal

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Emater-MG, José Silva Soares, esteve reunido, entre os dias 23 e 26 de janeiro, em Portugal, nas cidades de Faro e Olhão e também em Roma, na Itália, com representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Durante os dois dias de reuniões em Portugal, o grupo, composto ainda pelo deputado federal Nárcio Rodrigues e pelo diretor do Hidroex, Rodrigo Portugal, teve a oportunidade de conhecer onde será instalado o Centro Internacional de EcoHidrologia Costal, que será construído pela Unesco em parceria com a Universidade de Algarves.

Durante a visita a Portugal, os representantes brasileiros foram informados que no mês de abril a Unesco se reúne para dar o resultado sobre a chancela a dois centros para estudo da água. Um na cidade de Algarves, em Portugal e outro, o Hidroex, no Brasil, situado no município de Frutal, em Minas Gerais. No Brasil, um centro de estudos sobre a água já tem a chancela da Unesco. Está situado em Foz do Iguaçu, no Paraná, e tem o objetivo de criar softwares para o uso e controle da água.

No Brasil, o Hidroex pretende cuidar da restauração do Cerrado do país e proteger a Floresta Amazônica, formando assim uma rede mundial de educação para as águas. Atualmente, a Emater-MG, também parceira do projeto, mantém seis centros de excelência em meio ambiente, integrados ao Programa VerdeMinas. Em parceria com o Hidroex vão trabalhar para melhor utilização da água.

"A Extensão Rural vai ter papel fundamental na consolidação dos centros. A preservação da água hoje tem grande importância para a humanidade", ressalta o presidente da Asbraer e da Emater-MG, José Silva.O VerdeMinas é desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, a Unesco e a ONG Green Cross Internacional. Consiste na criação de uma rede de educação ambiental. A meta é que até 2010 estejam implantadas 30 unidades em várias regiões de Minas.

O objetivo é tornar mais eficientes as ações do Governo de Minas na área de meio ambiente, organizando as iniciativas dispersas nas várias instâncias da administração pública. A melhoria da qualidade de vida de toda a população mineira é outro objetivo, que poderá ser conquistado por meio de projetos ambientais que possam ganhar sustentabilidade a longo prazo.

Extensão rural na África

Em Roma, o grupo apresentou para membros da FAO projeto do Centro de Extensão Rural na África
Já em Roma, na Itália, o grupo apresentou para membros da FAO um projeto de criação do Centro de Extensão Rural na África, projeto a ser realizado em parceria com Centro Internacional de EcoHidrologia de Algarve.

Segundo José Silva, a criação do centro tem o objetivo de levar as experiências do Brasil na área de Extensão Rural, ajudando assim no combate à fome e à pobreza nos países africanos. "Graças à similaridade de solo e clima entre o Brasil e os países africanos, acreditamos que nossas experiências podem contribuir muito para ajudar no combate à fome e à pobreza", destacou o presidente.

O projeto de implantação do Centro de Extensão Rural na África tem dois eixos. O primeiro é a implantação de um sistema de assistência técnica e extensão rural nos países por meio da criação de empresas que prestem este serviço. O segundo eixo é a utilização de estratégias e metodologias já existentes no Brasil. Ainda segundo o presidente da Asbraer, a FAO mostrou grande interesse em desenvolver a apoiar o projeto e já mostra preocupações em como as comunidades locais terão acesso aos insumos e produtos necessários para a produção de alimentos. Porém, a FAO já autoriza a utilizar sua chancela. O próximo passo será a reestruturação do projeto junto à organização no Brasil. Durante a apresentação do projeto, o deputado federal Nárcio Rodrigues destacou a importância da chancela da FAO.

José Silva também explica que parte do processo de implantação do centro na África será feita por meio de intercâmbio de extensionistas "A idéia é que nossos extensionistas passem alguns meses na África, conhecendo a realidade dos países. Em uma segunda fase, extensionistas africanos visitarão o Brasil e poderão conhecer nossas metodologias de trabalho".

Publicado em Fevereiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário