quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Parceria entre pesquisa e extensão rural permitirá transferir tecnologias

Em uma iniciativa inédita, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) lançou, na quarta-feira (26), o primeiro exemplar do “Portifólio Temático em Apoio à Assistência Técnica e Extensão Rural”. O material vai servir de suporte para as instituições que realizam serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares brasileiros. O evento contou com a presença do Presidente da EMBRAPA, senhor Pedro Antônio Arraes Pereira, dirigentes, funcionários e representantes do Ministério do desenvolvimento Agrário e Ministérios do Desenvolvimento Social e Asbraer.

O portifólio foi entregue pelo Gerente-Geral da Embrapa Transferência de Tecnologia , Ronaldo Pereira de Andrade, ao presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Emater – MG, José Silva Soares, durante as comemorações dos 18 anos da Unidade.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). A expectativa é distribuir mais de 5 mil kits para os escritórios de Ater no país.

O presidente da Asbraer, José Silva, falou da importância do momento em que vive a extensão Rural, tendo o Projeto de lei 5.665/2009 – Lei Geral de ATER - em análise na Câmara dos Deputados. Falou ainda da capilaridade da extensão rural, estando presente em 5.298 municípios do país e da esperança de que os conhecimentos adquiridos pela Embrapa cheguem aos rincões do Brasil. “Através de iniciativas como essa a pesquisa e a extensão rural poderão andar juntas para o desenvolvimento de políticas para a agricultura familiar e produção de mais alimentos”, destaca José Silva, presidente da Asbraer.

Cada portifólio é constituído por uma coletânea de 160 arquivos em áudio do programa de rádio da Embrapa, Prosa Rural, e 80 vídeos em DVDs do programa Dia de Campo na TV, para cada região do país. Os conteúdos relacionam-se com os temas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/2009 – o Mais Alimentos.São exemplos de conteúdos que integram o projeto: Boas práticas no processamento de hortaliças, Uso correto de insumos na produção de arroz e feijão, Produção de morangos no Semi-Árido, Plantio de mandacaru para alimentação animal, Combate da vassoura-de-bruxa do cupuaçuzeiro, dentre vários outros. Todos eles são resultados de pesquisas científicas já desenvolvidas pela Embrapa e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária parceiras.

Além de serem utilizados para oferecer informação direta aos extensionistas sobre os resultados da pesquisa agrícola, os programas poderão ser usados como material de apoio em treinamentos oferecidos aos produtores rurais e ainda para informar diretamente os produtores rurais, para posterior discussão com os extensionistas responsáveis pelo atendimento da região. Programas de rádio e de TV com conteúdos da pesquisa científica da Embrapa serão disponibilizados aos técnicos dos escritórios regionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário