quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Agricultura Familiar do Brasil na França




As agricultoras familiares do Programa Talentos do Brasil vão apresentar seus trabalhos em Paris, na França. As peças são da Coleção Talentos do Brasil - Mãos que Refazem o Mundo e serão exibidas durante o Salão Prêt-à-Porter, entre os dias 04 e 07 de setembro.

A expectativa é que a exposição resulte na conquista de clientes e parceiros no mercado europeu. A participação do Talentos do Brasil no Salão Prêt-à-Porter também vai ajudar a fortalecer os objetivos do programa, que visa a organização produtiva das agricultoras familiares, a estruturação da gestão do produto e do mercado. Segundo a coordenadora nacional do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães o programa também “visa a valorização das técnicas, das habilidades e da riqueza da diversidade brasileira das matérias primas em cada ponto do País. O principal foco é o mercado e a sustentabilidade das mulheres.”

As trabalhadoras rurais que fazem parte do Talentos do Brasil usam matéria prima encontrada no meio rural brasileiro para fazer roupas e acessórios. Maria Tavelarino, de Marajó, no Pará, é artesã da Associação Flor de Marajó, e produz peças feitas com fibra de Tururi. Segundo a artesã o trabalho começou há 15 anos. “Achamos uma fibra muito forte, resistente, bonita, aí começou o trabalho. Daí foi só crescendo, crescendo e descobrimos uma feira aqui em Brasília. Para mim está sendo uma satisfação, uma alegria imensa, uma oportunidade de nós trabalharmos.” Conta a artesã.

Além do Pará, o programa vai levar produtos de grupos de artesãs de outros estados, como Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Talentos do Brasil

O programa Talentos do Brasil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e é gerenciado pela Asbraer desde agosto de 2008. Conta ainda com a parceria da Caixa Econômica Federal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Cooperação Técnica Alemã GTZ e Sebrae.

Segundo o presidente da Asbraer, José Silva Soares, o programa tem como objetivo estimular a troca de conhecimentos e geração de renda e emprego. “O programa trabalha a profissionalização e autonomia das mulheres e, como conseqüência vem gerando lucro e valorizando a identidade cultural das comunidades” diz o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário