quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Extensão Rural muda à vida das pessoas


Estudo realizado pela a Associação Brasileira das Entidades e Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) comprova através da publicação “Impacto da Extensão Rural nos Municípios Brasileiros” que a extensão rural muda à vida dos brasileiros.

Segundo José Silva, presidente da Asbraer, a Extensão Rural é fundamental para o desenvolvimento Sustentável da família rural. Entre outros dados a pesquisa mostra que 94,44% dos entrevistados concordam que a extensão rural ajuda na melhoria da renda do produtor rural, 75,76% dos prefeitos concordam que os serviços de Ater causam impacto positivo na renda dos municípios. A pesquisa ainda mostra que 84,14 dos municípios não tiveram a atividades Ater interrompidas desde sua criação.

A pesquisa foi conduzida pelos profissionais José Norberto Muniz, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); João Batista Rezende, da Fundação João Pinheiro, e Valéria Gama Fully Bressan , doutoranda da UFV, os quais realizaram criteriosa análise da relação entre a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), às práticas das Associadas à Asbraer em todo Brasil. Análise feita pela ótica dos técnicos e dirigentes extensionistas (que lidam diariamente com agricultores familiares nas mais diversas regiões do País), e dos prefeitos municipais (como representantes do poder público local) além dos impactos dessas ações no desenvolvimento dos municípios. Segundo os autores do livro o propósito é gerar dados, informações e proposições que possam subsidiar tomadas de decisão.

A Coleção Semear, em seu terceiro livro, apresenta as principais conclusões do relatório final da pesquisa de avaliação “A Extensão Rural pública e seus impactos no desenvolvimento municipal sustentável”, resultado de uma parceria entre a Asbraer e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário