terça-feira, 7 de julho de 2009

Extensão Rural em debate


Começou hoje, 22 de junho o Fórum de Gestores de ATER – Dirigentes e Gerentes de Planejamento. O evento realizado pela Asbraer em convênio com o MDA reúne nos dias 22 e 23 de junho, no Hotel Nacional, em Brasília, dirigentes de 26 estados além de representantes do Mistério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber).

Durante a abertura, o diretor do Dater/MDA, Argileu Silva, destacou que este é o momento de consolidar o trabalho das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), criando ferramentas, como os Fóruns realizados pela Asbraer.

O presidente da Aber, Hur Ben Corrêa da Silva, falou sobre a importância do serviço de ATER no combate á fome. Segundo ele, a ATER é tão importante quanto à saúde e educação, e muitas vezes são os agentes de extensão rural que levam estas políticas públicas aos agricultores familiares.

Durante seu pronunciamento o presidente da Asbraer, José Silva, falou sobre os últimos avanços da Extensão Rural e ressaltou a importância de se estruturar o DATER/MDA, que hoje conta apenas com funcionários cedidos por outros órgãos e que corre o risco de desaparecer em 2011. “A sustentabilidade do Dater é um ponto estratégico para o serviço de Extensão Rural, e por isso, é importante que ele se consolide” destacou o presidente.

Durante o dia 22 de junho, os participantes do Fórum debatem o PAC da Extensão Rural, a Lei Geral de Ater, o Pronaf Sistêmico e o programa Mais Alimentos. Acontece também o lançamento da publicação da Embrapa Milho e Sogro “Cultura do Milho” e a apresentação do documento “Excelência em ATER”.

No dia 23, acontece agenda conjunta com o MDA para discutir a operacionalidade do Pronaf Sistêmico, a criação da Lei Geral de ATER e as normas operacionais da Lei sobre Alimentação Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário