terça-feira, 7 de julho de 2009

Asbraer propõe Ampliação e Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira

Dirigentes da Asbraer e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio
Ontem, 9 de junho, a diretoria da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) se reuniu, em Brasília, com o Ministro das Relações Institucionais, José Múcio. Durante a audiência foram apresentados os resuldados do trabalho da extensão rural e projetos para a ampliação e fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira (ATER).
As propostas de ampliação e fortalecimento da ATER incluem, principalmente, a alteração na forma de repasses de recursos públicos, que atualmente é feita através de convênios com vários ministérios, o que é muito burocrático e dificulta o trabalho das instituições filiadas à Asbraer.

Para o presidente da Asbraer, José Silva, a alteração na forma de repasse de recursos visa garantir um horizonte de sustentabilidade à Extensão Rural no País, por meio de legislação específica e ações direcionadas, além de sintonizadas com a realidade no campo. “Estamos propondo o comprometimento de todas as organizações da área para garantir a sustentabilidade política, institucional e econômica da Extensão Rural. A meta é criar a Lei Geral de ATER para garantir os recursos de forma continuada e permitir seu repasse com agilidade, fora do formato dos burocráticos convênios”, finaliza o presidente.

O ministro, José Múcio, se mostrou satisfeito com os resultados obtidos pela instituições de ATER e ressaltou que hoje, o cenário está favoravel para projetos relacionados à agricultura familiar. O ministro também ofereceu seu apoio para articular junto ao ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, propostas para ampliar e fortalecer o trabalho de ATER no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário